IELTS x TOEFL

Qual o melhor pra você?

Todo estudante que deseja realizar uma pós-graduação fora do Brasil precisa comprovar domínio do idioma falado no país de destino. Para o caso das nações de língua inglesa, as provas de proficiência amplamente utilizadas são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). As duas provas  testam listening (compreensão oral / audição), reading (compreensão escrita / leitura), writing (expressão escrita) e speaking (expressão oral).

IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council.  Diferentemente do TOEFL, não tem prazo de validade e pode ser refeito sem limite de intervalos. Mas é importante saber que as universidades geralmente exigem exames realizados há menos de dois anos. A nota é dada em uma escala de 0 a 9. A prova é dividida em dois módulos, um chamado de Academic Module – voltado a candidatos de graduação e pós-graduação; e outro que é  o General Training Module – voltado a profissionais. A prova é aplicada em todo o Brasil de 2 a 3 datas por mês. A NORTH AMERICAN SCHOOL é um Centro Certificado para aplicação do IELTS, BR051 –  escolha a sua data e o local de sua preferência e inscreva-se  AQUI.

O TOEFL é administrado pelo ETS, e pode ser realizado via internet (TOEFL iBT) ou em papel impresso (TOEFL PBT). É muito mais fácil e comum fazer o TOEFL iBT. A nota final do TOEFL iBT varia entre 0 a 120 pontos, sendo que cada uma das quatro seções, vale  30 pontos da nota final. O exame tem validade de dois anos e pode ser realizado em várias cidades do país. Consulte AQUI os locais e datas para fazer a prova.

 

Confira no quadro abaixo as diferenças na estrutura dos dois testes:

IELTS TOEFL
SPEAKING: Duração de 11 a 15 minutos. Consiste em uma entrevista oral, sob forma de conversa entre o candidato e o examinador que é uma pessoa treinada pela Cambridge University. SPEAKING: Duração de 20 minutos. Consiste em uma gravação que deve ser feita junto à um computador.
LISTENING: Duração de 30 minutos. São
40 questões dispostas em quatro seções.
LISTENING: Duração de 60 a 90 minutos. São entre 34 a 51 questões a serem respondidas sobre quatro a seis diálogos, com três a cinco minutos de duração cada.
READING: Duração de 60 minutos pararesponder 40 questões São três textos com um total entre 1500 a 2500 palavras. Questões com diferentes formatos: Múltipla escolha, respostas curtas, preenchimento de lacunas entre outras. READING: Duração de 60 a 100 minutos. São entre 36 e 70 questões que devem ser respondidas sobre três a cinco textos acadêmicos, cada um deles com aproximadamente 700 palavras.
WRITING: Duração de 60 minutos. São dois Essays (redações) que requerem análise de gráficos, tabelas ou diagramas e argumentação sobre os temas propostos. WRITING: Duração de 50 minutos. Deve ser feito um Essay (redação) baseado em um texto ou conversa gravada onde você tem que colocar e explicar sua opinião.

 

Existem outras diferenças entre o TOEFL e o IELTS?

Para alguns especialistas a diferença conceitual da prova é que o TOEFL é um teste de múltipla escolha e apela para o aluno que é mais intuitivo, sendo considerado ideal para aquele aluno que consegue encontrar a resposta no meio da informação. O IELTS é um teste mais concreto, mais objetivo, e o candidato tem que lembrar de muita informação. É um teste que requer uma estruturação maior do aluno. Uma das principais diferenças entre os dois exames é o Speaking. No IELTS, o aluno faz a prova oral individualmente com um examinador do British Council, enquanto no TOEFL esta prova é feita via computador, com mais de um candidato na mesma sala. Alguns candidatos acham que falar com o instrutor é melhor porque é ao vivo, já outros sentem-se menos à vontade com um examinador em sua frente.

 

Algum país prefere um teste em detrimento do outro?

É muito importante para a escolha entre realizar uma prova ou a outra é o local do onde fará seu curso, estágio ou intercâmbio. Se o local escolhido for os Estados Unidos, o teste mais amplamente difundido é o TOEFL, porém se você pretende estudar na Europa, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, o IELTS é a melhor opção.

 

O Mercado prefere um profissional testado pelo IELTS ou pelo TOEFL?

Ambos exames são amplamente aplicados no mundo. Porém, de acordo com os seus objetivos profissionais, algumas diferenças devem ser levadas em conta. Segundo o British Council, para estágios internacionais normalmente o tipo de prova solicitada é o General Training que é somente oferecido pelo IELTS. No Brasil, o TOEFL é mais conhecido pelas empresas.

 

Tabelas Comparativas

Baseado em pesquisas que tentam comparar  os escores TOEFL iBT aos escores do IELTS, a  ETS desenvolveu essas tabelas comparativas que poderão ajudar você a tomar decisões bem informadas para a admissão.


tabela_ielts_toefl

 

* Indica média comparativa com o mais alto grau de confiança. Dados Baseados na análise de  1153 indivíduos que fizeram o TOEFL e o IELTS Academic.

Contato

Entre em contato conosco para mais informações